NOVA MARCA DE SOROCABA APOSTA EM JEANS ‘PESADO, BRUTO E CRU. FEITO PARA DURAR’
Há mais de 20 anos atuando no mercado têxtil, o empresário Dailer Barros resgata a tradição de uma peça atemporal, feita de forma quase artesanal. Depois de 30 dias de internação, vítima da covid, o empresário sorocabano criou coragem para tirar o projeto da gaveta.
Anclar Patric *
CRÉDITO: PEDRO NEGRÃO
Uma das dicas para que o raw jeans fique ainda mais bonito: retardar ao máximo a primeira lavagem. “Assim a calça fica no formato do corpo e se encaixa na biometria de cada um”, explica o idealizador da marca, Dailer Barros.
O primeiro jeans usado pelo sorocabano Dailer Barros – uma calça da tradicional marca US TOP – foi por ocasião de uma festa quando ele tinha ainda 7 ou 8 anos. Se o contato inicial com a peça trouxe uma ‘falsa sensação de desconforto’, capaz de atrapalhar a liberdade de correr atrás de outras crianças durante uma brincadeira de pega-pega, logo ela seria elevada a um novo patamar. “No começo, achei que aquela calça bruta e pesada me atrapalharia. Pelo contrário. Ela impediu que eu me ralasse durante um tombo feio que eu levei. Aquela couraça de jeans me protegeu”, conta Dailer.
Quase 40 anos depois do incidente, o agora empresário revisita a infância, unindo a experiência de mais de 20 anos adquirida no mercado de vestuário, para lançar uma marca própria: a Raw’n Naked, que traz o interessante slogan Jeans 100% algodão, pesado, bruto, cru e sem frescuras. Feito para durar.
CRÉDITO: PEDRO NEGRÃO
O modelo e a numeração da calça são anotados a mão na etiqueta pelo próprio Dailer, valorizando ainda mais o desenho da logo – um simpático dinossauro Tricerátops.
Barros explica: “o raw jeans é um conceito. É um resgate dos bisavós dos jeans atuais. Um jeans como feito no passado, quando a vestimenta era mais utilitária e menos fashion e justamente por isso, mais pesada, bruta e crua. Por falar em crua, me lembrei da expressão ‘verdade nua e crua’. Queria um jeans de verdade. Sem muitos adereços. Um jeans pelado e cru”. De verdade também são os modelos e amigos de Dailer que estão nas fotos de divulgação da marca (veja mais abaixo).
Sobre o desenho da marca, um emblemático dinossauro Tricerátops, carinhosamente apelidado por ‘Trike Denim’, ajuda a compor o lifestyle, que virá em um cliente despojado, porém exigente na busca por um jeans de qualidade. “Eu sou apaixonado por dinossauro desde criança, assim como meu filho. Por isso, o mascote é um Tricerátops. Ele representa os principais valores da marca: forte, pesado, bruto e rústico.”
A nova marca sorocabana, com referências à cidade que pode ser percebida logo na etiqueta com a frase Manchester Paulista AKA Sorocaba SP, também é alinhavada de pequenas histórias pessoais.
Na verdade, continua Barros, é a concretização real de um sonho de longa data, que foi transferido por inúmeras vezes, sempre esperando o “momento propício”, aguardando o “mercado ficar mais estável”, e até mesmo, “sobrar dinheiro” para investir.
E se a pandemia do coronavírus trouxe incertezas, desempregos, mortes e o distanciamento social ao mundo, a doença resolveu atacar Dailer sem piedade, levando-o para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Me vi perto da morte, intubado, em consequência da covid-19. Após trinta dias de internação, saí do hospital com sequelas dessa triste doença. Mas saí também com a coragem e a determinação de fazer acontecer minha marca própria.